Artigos de apoio

Elliot Erwitt
Fotógrafo norte-americano, de origem russa, de nome verdadeiro Elio Romano Erwitz, nascido em 1928, em Paris, França.
Filho de emigrantes russos, Erwitt viveu os primeiros dez anos da sua vida em Itália, mas em 1940 a sua família instala-se em Los Angeles. Com apenas quinze anos de idade abre o seu primeiro estúdio fotográfico. Anos depois troca a Califórnia por Nova Iorque, onde encontra fotógrafos como Robert Capa e E. Steichen e passa a dedicar-se à fotografia comercial, área que nunca abandonou.
Depois de sair do exército americano, onde foi assistente de fotografia, entrou para agência Magnum em 1953, da qual viria a ser presidente em 1966.
As fotografias de Erwitt têm uma constante: o humor. Em cenas do dia a dia, na praia, nas cerimónias, ele mostra as falhas e as incertezas da realidade. No meio da sua vasta obra destaca-se Son of bitch. Um trabalho em que Erwitt fotografa, com um humor mordaz, cães em situações que mostram as relações destes animais com o mundo humano.
A obra de Erwitt encontra-se conservada na sua quase totalidade no Museum of Modern Art de Nova Iorque.
Como referenciar: Elliot Erwitt in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2017. [consult. 2017-11-23 22:34:54]. Disponível na Internet: