Artigos de apoio

Elsa Osorio

Escritora argentina, Elsa Osorio, nascida em 1952, em Buenos Aires, na Argentina, notabilizou-se com os seus romances A Veinte Años Luz (Há Vinte Anos Luz) e Cielo de Tango (Tango), ambos editados em Portugal.
Elsa Osorio, amante de livros policiais, começou a escrever ainda muito jovem, mas nunca deu grande importância a este facto até que se viu confrontada, mais tarde, com uns contos seus que o pai havia guardado.
Apostando na carreira de escritora, lançou o romance Reina Mugre, a biografia romanceada Beatriz Guido, o livro de ensaios Mentir la verdad e a obra de textos humorísticos Como Tenerlo Todos, assim como um argumento de cinema. Em 1983 ganhou o Prémio Nacional de Literatura da Argentina com o seu livro de contos Ritos Privados.
Dez anos depois, deixou a Argentina e mudou-se para Espanha, tendo fixado residência em Madrid. Entretanto, lançou Há Vinte Anos Luz, que chegaria a Portugal em 2003. Nesta obra, a primeira das suas com edição portuguesa, Elsa Osorio conta a história de uma rapariga que foi roubada à mãe, que julgava morta, para ser entregue a um militar do regime ditatorial argentino. Este romance relata uma situação muito comum na Argentina no tempo da ditadura, o rapto de bebés para serem entregues a altas patentes do regime militar que comandava o país.
Cielo de Tango, uma obra de 2006 que chegou a Portugal no ano seguinte com o título Tango, é um romance que tem por pano de fundo a história do nascimento e do crescimento do tango, um estilo musical argentino que ultrapassou fronteiras. Em Tango vê-se como este estilo influenciou o modo de vida das pessoas, nomeadamente em Paris, onde tem lugar grande parte da ação deste romance.
Elsa Osorio destacou-se também como autora de crónicas, nomeadamente na revista argentina Expresso. Em 1989, graças a essas crónicas, conquistou o Prémio de Jornalismo de Humor do seu país. Uma coletânea desses textos foi posteriormente editada em livro, com o nome de Las Malas Línguas.
Paralelamente à escrita, a autora argentina gasta parte do seu tempo a colaborar com uma organização não governamental, assim como se dedica a apresentar ateliers de escrita criativa.
Como referenciar: Elsa Osorio in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2018. [consult. 2018-07-23 12:33:04]. Disponível na Internet: