Elsa Raposo

Ex-manequim e apresentadora de televisão nascida em 1964, em Lisboa. Filha de um coronel, foi ainda bebé para Angola, mas esteve em África apenas até aos quatro anos, altura em que foi viver para Macau.
Regressou a Portugal, mais concretamente a Lisboa, na altura em que iniciou os estudos no ensino secundário. No entanto, sentiu algumas dificuldades de adaptação à capital, nomeadamente por não dominar completamente o português.
Quando tinha 15 anos, estreou-se no mundo da moda pela presença em algumas passerelles. A sua chegada a esta área aconteceu através da cabeleireira Isabel Queirós do Vale, que era amiga da mãe de Elsa, e a quem pediu para que a jovem fizesse alguns trabalhos. Elsa participou ainda no concurso Miss Europa, em Viena de Áustria, onde foi eleita Dama de Honor e Miss Elegância. Não foi mais longe neste evento porque não aceitou fazer um trabalho publicitário. Embora tivesse recebido diversos elogios, teve de abandonar as passerelles. O seu pai entendeu que ela devia dar prioridade aos estudos e a futura apresentadora de televisão acabou por tirar um curso de línguas e frequentar outro de restauro.
Mas, depois de ter feito a vontade ao pai, regressou à moda, para se tornar numa das mais famosas e competentes manequins de Portugal.
Em 1991, quando tinha apenas 27 anos, abandonou a carreira bem sucedida que vivia no mundo da moda para se dedicar à família.
Em 2000, decidiu apostar na televisão, onde se tinha estreado ainda na época em que era manequim na primeira edição do concurso 1, 2, 3, apresentado por Carlos Cruz. Assim, aceitou o desafio de apresentar, na estação televisiva SIC, o controverso programa Sexappeal, cujo tema se relacionava com sexo.
Ainda no mesmo ano, apresentou a gala "Melhores do Ano" na SIC, onde foram homenageados os artistas que mais se destacaram na área da música.
Apesar de ter abandonado as passerelles, Elsa Raposo regressou para uma aparição esporádica na FILMODA Outono-Inverno 99/2000, onde usou criações Augustus, tendo sido esta uma forma de homenagear Bryan McCarthy, coreógrafo e formador de 862 manequins portugueses.
Em 2005, foi uma das concorrentes na 2.ª edição do reality show da TVI "Quinta das Celebridades".
Como referenciar: Elsa Raposo in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2018. [consult. 2018-12-11 16:20:05]. Disponível na Internet: