embolia

A embolia é um processo de oclusão total ou parcial de um vaso sanguíneo por um corpo sólido (êmbolo) ou por uma substância gasosa (bolha de ar). Ocorre, sobretudo, nos vasos onde a velocidade do sangue é menor e que apresentam menor calibre, como os capilares e as vénulas, podendo, no entanto, também surgir em vasos de grande calibre e fluxo sanguíneo abundante, como as artérias.
Os êmbolos podem ter várias origens, sendo, geralmente, coágulos formados a partir de trombos, que surgem, por exemplo, em acamados de longa duração ou em pacientes com tromboflebite. Podem ainda surgir a partir de gotas de gordura resultantes de fraturas ósseas ou, raramente, serem parasitas intra-vasculares. As bolhas de ar surgem, sobretudo, devido a intervenções cirúrgicas.
A predisposição para a ocorrência de embolias pode ser aumentada pela ocorrência de fatores que levem à diminuição do calibre dos vasos sanguíneos, como o depósito de colesterol, por exemplo.
A gravidade de uma embolia está associada ao local onde ela ocorre e ao tempo e à percentagem de obstrução. As mais graves são as embolias das artérias coronárias, que irrigam o coração, as embolias pulmonares, que podem provocar a morte por falta de oxigenação, e as embolias cerebrais, suscetíveis de conduzir a apoplexias. A obstrução das artérias femural e humeral pode provocar a gangrena dos membros, respetivamente, inferiores e superiores.
Como referenciar: embolia in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-06 06:36:16]. Disponível na Internet: