Emily Blackwell

Médica e professora inglesa nascida a 8 de outubro de 1826, em Bristol, Grã-Bretanha.
Filha de um refinador de açúcar, a jovem e os seus oito irmãos mudaram-se para Cincinnati, no estado de Ohio, nos Estados Unidos da América (EUA), em 1832. A sua irmã, Elizabeth Blackwell, foi a primeira mulher a formar-se em Medicina, nos EUA. Emily Blackwell seguiu-lhe os passos e, depois de ter sido rejeitada por dez faculdades de Medicina, conseguiu ser aceite pela Rush Medical College, em Chicago, em 1852. No entanto, em 1853, os colegas queixaram-se pelo facto de terem de estudar como uma estudante feminina e a Sociedade Médica de Illinois vetou a sua admissão. Pouco tempo depois, a jovem conseguiu ingressar na Western Reserve University (agora Case Western Reserve University), formando-se em 1854, e prosseguiu os seus estudos em Edimburgo, Londres, Paris, Dresden e Berlim.
Quando regressou aos EUA, em 1856, começou a trabalhar com a irmã Elizabeth, em Nova Iorque. No ano seguinte, as duas jovens médicas e Marie Zakrzewska criaram a New York Infirmary for Indigent Women and Children, a primeira instituição a trabalhar exclusivamente com mulheres médicas. Para além de ensinar obstetrícia e outras áreas, como as doenças respeitantes às mulheres, praticou cirurgia e revelou-se uma excelente angariadora de fundos e administradora da clínica. Em 1868, as duas irmãs fundaram a Women's Medical College of the New York Infirmary, tendo Emily aceite ser aí professora e desempenhar também funções na administração educativa. O seu estabelecimento de ensino conseguiu alargar de dois para quatro anos o período de formação e, durante os seus 31 anos de existência, formou 364 médicas.
Depois de se reformar, retirou-se para Maine, onde passou a sua última década de vida na sua casa de verão.
Emily Blackwell faleceu a 7 de setembro de 1910, em York Cliffs, Maine, alguns meses depois da morte da sua irmã Elizabeth, na Grã-Bretanha.
Como referenciar: Emily Blackwell in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-04-09 02:24:13]. Disponível na Internet: