energia potencial

A energia potencial consiste na energia de que se encontra dotada uma partícula ou corpo pelo simples facto de se achar situado no espaço físico, no interior de um campo, e que em função deste pode ser: elétrica, se o campo é elétrico; gravitacional, se o campo o for, e magnética, quando o campo é deste tipo. Deste modo, a denominação de energia potencial inclui a de um corpo macroscópico submetido a uma ação exterior e nela distinguem-se dois tipos: elástica, se o corpo submetido a uma tração tende a recuperar a sua forma inicial, ou de deformação, quando o corpo experimenta uma deformação permanente.
A energia potencial deriva da energia armazenada num corpo ou num sistema. Um objeto elevado acima da superfície terrestre, ou água num reservatório elevado têm uma energia potencial gravítica. Um elástico esticado tem uma energia potencial elástica. Um pedaço de carvão ou um tanque de petróleo e o oxigénio necessário para a sua combustão possuem energia potencial química.
A energia elétrica, a energia nuclear, a energia luminosa e a energia sonora são outros tipos de energia potencial.
Como referenciar: energia potencial in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-13 11:18:13]. Disponível na Internet: