energia solar

A energia solar constitui uma fonte inesgotável de energia que pode ser aproveitada com finalidades térmicas através de dois sistemas: o solar ativo e o solar passivo.
O sistema solar ativo consiste no aquecimento da água através de painéis solares, convenientemente orientados, que absorvem a radiação solar e transferem o calor para esse fluido.
O sistema solar passivo consiste na utilização arquitetónica através da disposição dos edifícios de forma a captar e armazenar calor. A energia solar pode também ser utilizada na produção de energia elétrica, com base em células fotovoltaicas.
A produção de eletricidade a partir da energia solar é feita através de espelhos (coletores solares) que recebem a radiação solar, concentrando-a a fim de aquecer um fluído. Este, uma vez aquecido, é utilizado para produzir vapor de água que vai acionar a turbina que, por sua vez, põe em movimento o alternador.
A conversão de energia solar em elétrica, mediante células fotovoltaicas, apresenta algumas vantagens: a eletricidade produz-se diretamente a partir da radiação solar sem contaminação nem ruído, os sistemas fotovoltaicos podem operar a qualquer escala e em qualquer ambiente, a energia elétrica pode ser gerada no local onde vai ser utilizada.
No entanto, o custo das células fotovoltaicas e o uso de produtos químicos tóxicos no seu fabrico são inconvenientes desta tecnologia.
Dado que Portugal possui uma elevada insolação anual - cerca de 3 mil horas de sol por ano - a energia solar ativa (aproveitamento direto da energia solar através de painéis solares) constitui uma das energias renováveis alternativas economicamente mais competitivas. Neste sistema as aplicações mais correntes verificam-se no setor doméstico, piscinas, recintos gimnodesportivos, hotéis e hospitais.
Também no setor industrial é possível utilizar os sistemas solares ativos, quer para aplicações correntes, quer quando há necessidade de água quente no processo.
No que diz respeito à energia fotovoltaica, as aplicações encontram-se em habitações muito afastadas da rede de distribuição de eletricidade, em passagens de nível ferroviárias e nas telecomunicações (retransmissores de televisão e nos telefones SOS das autoestradas).
Como referenciar: energia solar in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-02-23 16:34:48]. Disponível na Internet: