Enric Fontlladosa

Empresário espanhol nascido em 1923, na Catalunha, e falecido a 27 de dezembro de 2003, na sua casa em Barcelona
Enquanto tirou curso de Comércio, Enric trabalhou numa empresa de fabrico de queijos. Depois fez o serviço militar e quando saiu da tropa abriu a sua primeira fábrica de doces.
Enric Bernat Fontlladosa era um doceiro de terceira geração que quando tomou conta da fábrica de doces Granja Asturias, encontrou-a numa situação financeira preocupante. Para inverter a situação, deu um novo nome à fábrica, Chupa-Chups, e cancelou a produção dos 200 artigos que lá eram confecionados. Fontlladosa optou por apostar num único doce, que viria a ficar conhecido por chupa-chupa. Criou um doce caramelizado que era vendido com um pequeno palito e que permitia às crianças chupar mais facilmente a guloseima. Fontlladosa não entendia como é que sendo as crianças os principais clientes de doces, não havia um produto feito especificamente para elas. Assim, em 1958 lançou o Chupa-Chups, que tinha um logótipo desenhado pelo pintor Salvador Dalí, amigo de Fontlladosa. O fabricante de doces pediu aos donos das lojas que colocassem os chupa-chupas perto da caixa registadora, ao contrário que acontecia com as guloseimas tradicionais que ficavam em frascos de vidro atrás do balcão.
O Chupa-Chups foi um sucesso imediato e, cinco anos após o início da sua comercialização, já era vendido em mais de 300 mil lojas em Espanha.
Entretanto, Fontlladosa já tinha adquirido todas a patentes que pudessem fazer concorrência ao seu produto, que foi lançado com um preço elevado para ser associado à qualidade.
Na década de 80, os Chupa-Chups começaram a ser vendidos fora de Espanha e, em pouco tempo, 90 por cento da produção era destinada à exportação. Quando Fontlladosa morreu havia fábricas da marca em cinco países, incluindo a China, os Estados Unidos da América, a Rússia e o México, capazes de produzir quatro biliões de chupa-chupas por ano, num total de cinquenta sabores. São vendidos em cerca de 170 países.
Enric Fontlladosa dedicou-se também a outros negócios, nomeadamente do ramo dos seguros, através da Iberia Seguros, que adquiriu em 1966.
O seu sucesso empresarial foi reconhecido em 1995 pelo governo catalão, que lhe entregou o prémio de melhor empresário da Catalunha.
Como referenciar: Enric Fontlladosa in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-09-16 15:39:38]. Disponível na Internet: