Enrico Berlinguer

Político comunista italiano (1922-1984), natural de Sássari, na região da Sardenha. O seu primeiro contacto com o universo político deu-se em 1944 com a entrada no Partido Comunista Italiano, onde lhe foi entregue a direção da secção juvenil do partido da região de Sassari. No partido, Berlinguer era um discípulo de Palmiro Togliatti, um dos seus fundadores.
Em 1945, Berlinguer integrou o Comité Central do partido e, no final dos anos sessenta (1969), ascendeu ao cargo de secretário-geral, com Luigi Longo. Depois veio a sucedê-lo na liderança do partido em 1972.
Berlinguer ficou conhecido por defender uma corrente socialista comummente denominada de eurocomunismo. A queda do regime comunista na antiga União Soviética veio a revelar uma ligação forte entre o Partido Comunista Italiano e os serviços secretos do Estado Soviético, o que abalou profundamente esta corrente ideológica do eurocomunismo.
Como referenciar: Porto Editora – Enrico Berlinguer na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-12-05 06:14:34]. Disponível em