enurese

A enurese é um estado de incontinência urinária, funcional e involuntária. Pode resultar de uma aprendizagem inadequada dos hábitos de higiene ou então surge como um sintoma de um conflito emocional.
É a emissão aparentemente involuntária de urina pelo adulto ou pela criança que já deveria ter superado o período de educação dos esfíncteres (que se situa entre os dezoito meses e os quatro anos de idade). A enurese que surge numa criança que já tinha superado a fase de controlo de micção, ou quando se molha deliberadamente, pode indicar uma regressão psicológica importante, normalmente sugestiva de sério conflito emocional. Na sua base estão muitas vezes associadas atitudes de rejeição por parte da família e o sentimento de fracasso da criança face à incontinência leva a perturbações emocionais secundárias. A enurese noturna por crianças mais velhas, adultos ou adolescentes pode ser indício de ansiedade ou depressão. Nestes casos, aconselha-se a intervenção psicoterapêutica.
A 29 de janeiro, comemora-se o Dia da Incontinência Urinária.

Como referenciar: enurese in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-10-30 19:23:09]. Disponível na Internet: