Enya

Cantora new age irlandesa, nascida Eithne Ní Bhraonáin, em Gweedore, a 17 de maio de 1961. Cresceu no seio de uma família com apetência para a música, pois o seu pai tocava numa conhecida banda irlandesa e a sua mãe também se dedicava à música de uma forma amadora. Mas, mais importantes para a sua carreira, foram os irmãos, que formaram os Clannad, dos qual Enya veio a fazer parte, como teclista, em 1979, participando nas famosas bandas sonoras do grupo feitas para populares programas de televisão. Em 1982 deixou a banda, afirmando-se insatisfeita com a direção pop que os Clannad estavam a seguir.
Passados alguns anos, surgiu o convite da BBC para, juntamente com o produtor e responsável pelos arranjos, Nick Ryan, e o letrista Roma Ryan, compor a banda sonora da série "The Celts", cujo disco saiu em 1986, naquele que foi o seu álbum de estreia a solo.
Enya não recebeu muito acolhimento com este primeiro trabalho, mas a sua sorte viria a mudar radicalmente com a edição do seu álbum seguinte, Watermark, que se revelou um sucesso surpreendente, aquando da sua edição em 1988. "Orinoco Flow", o primeiro single extraído do álbum, chegou ao número um dos tops ingleses, ajudando o álbum a vender oito milhões de cópias em todo o mundo.
Em 1991 editou Shepherd Moons, que obteve ainda mais sucesso que o seu álbum anterior, vendendo mais de 10 milhões de cópias em todo o mundo e entrando para as tabelas norte-americanas para o número 17, permanecendo também no Top 200 durante quase quatro anos.
Em 1997, saiu uma coletânea que reuniu os seus maiores sucessos intitulada Paint the Sky Withg Stars: the Best of Enya, que incluiu ainda duas canções novas.
Em 2000, cinco anos depois do último álbum de originais, foi editado Day Without Rain.
Como referenciar: Enya in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-11-30 18:14:06]. Disponível na Internet: