Eoin Colfer

Escritor irlandês, Eoin Colfer nasceu em 1968 na cidade costeira de Wexford. Filho de um historiador e de uma atriz, ambos professores e escritores, tomou o gosto pela escrita ainda na escola primária.
Após ter concluído os seus estudos secundários, Eoin Colfer resolveu seguir as pisadas do seu pai, ao ingressar na Escola Normal de Dublin, que o qualificou em 1986 como professor primário.
De regresso a Wexford, começou a lecionar de dia e a escrever nos seus tempos livres, à noite e aos fins de semana. Encontrou ainda possibilidade de se juntar a um grupo de teatro amador, começando como ator, logo como encenador, e por fim como argumentista, chegando a receber alguns prémios pelas suas produções. Fez também parte da Light Opera Society de Wexford. Casou-se em 1991 e, no ano seguinte, decidiu partir com a esposa para o estrangeiro, pelo que trabalhou durante quatro anos em países como a Itália, a Tunísia e a Arábia Saudita. Retornou à Irlanda em 1996 e em 1997, ano do nascimento do seu primeiro filho, Eoin começou a escrever um romance infanto-juvenil que contava a história de um rapaz irlandês e do seu melhor amigo, um tunisino, e as aventuras em território africano. Intitulado Benny And Omar, este primeiro livro de Eoin Colfer foi publicado em 1998, e muitíssimo bem acolhido pela crítica, chegando a ser traduzido para as principais línguas europeias.
Seguiram-se Going Potty (1999) e uma continuação do seu primeiro trabalho, Benny And Babe (1999). Em 2000 apareceu The Wish List, um romance baseado nas lendas mágicas tradicionais irlandesas e que venceu um prémio literário no ano seguinte.
No ano de 2001 foi publicado o seu maior sucesso, Artemis Fowl, que atingiu um volume de vendas considerável a nível mundial, e cujos direitos de autor foram adquiridos por uma grande companhia da indústria cinematográfica, o que permitiu a Eoin Colfer abandonar a carreira docente para se dedicar em exclusivo à atividade da escrita.
Como referenciar: Eoin Colfer in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-14 21:33:05]. Disponível na Internet: