Epson

O nome Epson remonta a 1968 aquando da apresentação da EP-101 (Electric Printer), impressora elétrica. Tomando "EP" como base, o "son" foi adicionado para formar o nome Epson com a esperança de criar uma série de produtos de sucesso. A esperança deu lugar à realidade e, em consequência do sucesso, nasce a marca Epson, em 1975.
Todavia, a origem do sucesso remonta a 1942 quando a empresa Suwa Seikosha deu início à produção dos relógios Seiko. Mais tarde, com a realização dos Jogos Olímpicos de 1964, em Tóquio, o grupo japonês conquistou uma excelente reputação internacional pela sua inovação e fiabilidade, tendo sido escolhido para fornecedor oficial do equipamento de controlo de tempos de elevada precisão.
Todavia, a grande inovação apresentada nesses Jogos Olímpicos foi a impressão dos tempos cronometrados conseguida à custa da invenção da primeira impressora de agulhas. Denominado EP1, o mecanismo desta impressora revelou-se tão revolucionário que, pouco tempo depois, já incorporava impressoras de outros fabricantes.
No início da década de 80, o sucesso tecnológico permitiu à empresa ser o fornecedor que acompanhou o lançamento do primeiro IBM PC, a máquina que esteve na origem da revolução da microinformática. Desde então e até aos mais recentes modelos, a Epson nunca mais perdeu a liderança mundial nas impressoras de impacto.
A empresa desempenhou também um papel pioneiro na definição das linguagens de controlo para impressoras, sendo o ESC/P, o ESC/P2 e o ESC/POS, três dos mais recentes exemplos seguidos em todo o Mundo por outros fabricantes.
A Seiko Epson Corporation, mundialmente conhecida por Epson, surgiu com este nome em 1985, resultante da fusão das empresas Suwa Seikosha e Espon Corporation, e forma com a Seiko Instruments, Inc, e a Seiko Corporation o Grupo Seiko.
Desde o início da década de 80 até aos primeiros anos do século XXI, a Epson tem vindo a aumentar e a diversificar a sua produção, estando presente no mercado das Tecnologias da Informação com produtos como impressoras, scanners, computadores, semicondutores, componentes de cristais líquidos, etc.
A Epson é, no início do século XXI, uma empresa global, encontrando-se presente em dezenas de países espalhados pelo Mundo, incluindo Portugal.

Como referenciar: Epson in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-21 04:34:47]. Disponível na Internet: