Equador (obra)

Romance histórico, da autoria do jornalista português Miguel Sousa Tavares, lançado em 2003. De escrita fluida e sensível, este primeiro romance do escritor alcançou grande sucesso, tendo sido reeditado no próprio ano de lançamento. Foi publicado posteriormente em países da América Latina, Brasil, Holanda, Alemanha, República Checa e Espanha.
A história passa-se em S. Tomé e Príncipe no princípio do século XX. Inicia em Lisboa, dias antes do protagonista Luís Bernardo ser convidado por El-rei D. Carlos a partir para a ilha de S. Tomé para exercer o cargo de governador e inspecionar as roças de produção de Cacau.
O enredo incide sobre os problemas políticos e sociais vividos no início do século XX, que contrastam com a vida mundana da capital portuguesa e faz sobressair a conflitualidade de valores humanos em tempos coloniais conturbados.
Como referenciar: Equador (obra) in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-01-24 05:54:57]. Disponível na Internet: