equilíbrio hidrostático

Equilíbrio que se estabelece entre a força gravítica, que atrai a estrela em direção ao centro, e a força resultante da diferença de pressões entre as camadas exteriores e o interior da estrela, que a "empurra" para fora.
A força da gravidade deve-se à massa da própria estrela que cria um campo gravítico centrado no seu núcleo que tenta "arrastar" as partículas das camadas externas para o centro. Por outro lado, a força de pressão é o resultado, fundamentalmente, da maior temperatura e pressão existente do núcleo da estrela, como resultado das reações nucleares que aí ocorrem.
A pressão de uma camada é tanto maior quanto maior for a densidade e a temperatura dessa camada. É a maior pressão no interior da estrela que evita o colapso gravitacional da mesma. É como se as partículas atraídas para o centro de gravidade da estrela fossem empurradas para fora pelas partículas do núcleo, que se encontram numa zona de maior densidade (mais partículas no mesmo espaço) e maior temperatura (maior agitação). A maturidade da estrela atinge-se quando a contração gravitacional para e a estrela mantém um raio praticamente constante. Se considerarmos um "anel" esférico de raio r, cujo centro coincide com o centro de massa da estrela, temos que a força resultante da diferença entre a pressão no interior do anel e a pressão no seu exterior iguala a força de atração gravitacional sofrida pelo material desse "anel" devido à matéria existente no interior do anel (desde que se considere uma simetria esférica).
Quando qualquer uma destas duas forças, momentaneamente, se sobrepõe à outra, é logo contrariada por um aumento da força antagonista. A compressão da gravidade é contrariada pelo aumento de pressão criada devido ao aumento da temperatura e densidade do núcleo em relação à superfície. Se, por outro lado, a estrela se expandisse ligeiramente, haveria uma diminuição da temperatura que resultaria também numa diminuição da pressão, o que conduziria a um novo equilíbrio de forças.
Como referenciar: equilíbrio hidrostático in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-14 01:50:03]. Disponível na Internet: