ER - Serviço de Urgência

Série televisiva dramática norte-americana, ER (Emergency Room) foi produzida pela Constant Productions e a Amblin Televison, juntamente com a Warner Bros. Televison, para a NBC. O seu criador foi Michael Chrichton, que é também produtor executivo, juntamente com John Wells e Christopher Chulack. Foi exibida pela primeira vez a 19 de setembro de 1994 nos Estados Unidos da América.
Aclamada pela crítica e pelo público, o sucesso foi tanto que a série é exibida há mais de uma dezena de anos e o elenco tem mudado ao longo do tempo, ajudando muitos atores a alcançarem o estatuto de estrelas. Retrata de uma forma realista a urgência de um hospital, as histórias do dia a dia e as relações familiares e profissionais dos membros da equipa hospitalar. No ambiente frenético e stressante do serviço de urgência de um hospital ficcional de Chicago (County General Hospital), na Division Street, conhecem-se as realidades sociais e as emoções das pessoas que vivem um momento de fragilidade. Acompanham-se os medos, receios, os casos de morte e as alegrias de médicos, enfermeiras, pacientes e restante pessoal hospitalar através de uma realização excelente.
As principais personagens das primeiras séries foram o Dr. Mark Greene (Anthony Edwards), o simpático e respeitado chefe dos internos cuja mulher trabalha longe e como consequência raramente a vê, assim como à filha; o Dr. Peter Benton (Eriq La Salle), um excelente profissional, apesar de impulsivo e nervoso, aparentemente distante e com uma grande ambição de fazer carreira; a Dra. Susan Lewis (Sherry Stringfield), que revela alguma insegurança apesar de ser uma profissional competente; o Dr. Douglas Ross (George Clooney), o pediatra galã de serviço; o Dr. John Carter (Noah Wyle), o tímido estudante aspirante a cirurgião; e Carol Hathaway (Julianna Margulies), a chefe das enfermeiras que teve um caso com o Dr. Douglas, mas que acaba com a relação devido à instabilidade afetiva do médico.
Ao longo dos anos, a série já arrecadou uma longa lista de prémios e nomeações: desde 1995, ano da primeira temporada, que a série ganha consecutivamente o prémio ASCAP para a Melhor Série de Televisão. Em 1995, ganhou o prémio de Melhor Fotografia para Série da American Society of Cinematographers e, no ano seguinte, ganhou o BAFTA para o Melhor Programa Estrangeiro. Ganhou 21 Emmys de 112 nomeações e foi nomeado várias vezes para diversos Globos de Ouro, incluindo o de Melhor Série Televisiva Dramática. De 1997 a 2002, ganhou o prémio Peoples Choice para a Melhor Série Dramática de Televisão.
Como referenciar: ER - Serviço de Urgência in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-13 10:42:51]. Disponível na Internet: