Eratóstenes

Astrónomo, geógrafo, matemático e poeta grego (276 a. C.-194 a. C.), proveniente da região de Cirene no Norte de África, foi educado segundo as leis de Zenão e Calímaco.
Do vasto número de obras que publicou as mais importantes e divulgadas são Geographica e Chronographia. No campo das ciências matemáticas destaca-se o método, por si idealizado, que permite determinar os números primos, bem como o dispositivo de origem mecânica que possibilita a duplicação do cubo. No âmbito da astronomia ficam registadas as normas que estabeleceu para a fixação da oblíqua da elíptica nos 23o 51', e da circunferência terrestre nos 45 000 km ou 250 000 estádios.
Ficará na História o esforço que desenvolveu, enquanto bibliotecário da Grande Biblioteca de Alexandria (235 a. C.), para estabelecer uma cronologia histórica de base científica, bem como a investigação que empreendeu em torno das datas importantes da história do Mediterrâneo, sobretudo desde a conquista de Troia.
Como referenciar: Porto Editora – Eratóstenes na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-01-22 12:16:06]. Disponível em