Ermida de S. Brás (Bombarral)

Este pequeno templo da vila do Bombarral foi fundado no primeiro quartel do século XV, mas um sismo destruiu-o em 1531, sendo então reconstruído totalmente, ao mesmo tempo que deixava de ser a matriz do Bombarral. Situada no cemitério da vila, a Ermida de S. Brás é dedicada a este santo bispo da Igreja e serve como capela do cemitério.
De pequena dimensão, a capela apresenta no seu exterior uma pequena galilé com alpendre repousando sobre colunata. O portal nobre é sobrepujado por um nicho que alberga a escultura em pedra de S. Brás, obra da segunda metade do século XVI.
O interior é coberto por teto de madeira tripartido, estando as suas paredes totalmente revestidas por azulejos de padrão seiscentista, em tons de azul, amarelo e branco, debruados por moldura azul, amarela e laranja. No lado direito encontra-se a arca sepulcral de D. Luís Henriques, monteiro-mor do rei D. João I, a quem este monarca concedeu o senhorio do Bombarral em 1384. O túmulo gótico é simples, tendo gravado, num dos planos da cobertura triangular, os relevos de uma bandeira e de uma lança. Sobreposta à arca está embebida na parede uma inscrição com caracteres góticos, alusiva à memória do falecido fidalgo.
O altar-mor é sobreposto por composição retabular dos inícios do século XVII, formado por elegantes colunas estriadas e com capitéis jónicos, em parte douradas, delimitando uma série de oito pinturas maneirista dos inícios de Seiscentos, tendo ainda ao centro um nicho albergando uma imagem moderna da Virgem. As pequenas tábuas da predela contam episódios da vida de S. Brás. As tábuas maiores referem-se aos episódios da Flagelação e Degolação de S. Brás. Finalmente, no remate superior desta estrutura retabular, encontram-se três pequenos painéis, o do meio alusivo ao Repouso na Fuga para o Egito, enquanto os laterais representam santos bispos da Igreja.
A ermida guarda ainda duas esculturas bem talhadas em pedra calcária, obras de transição entre o século XV e XVI e que representam S. Bartolomeu e Santo Antão.
Como referenciar: Ermida de S. Brás (Bombarral) in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-10-21 14:39:30]. Disponível na Internet: