erupção vulcânica

Libertação na superfície da crosta terrestre de rochas em fusão provenientes do magma e de detritos rochosos de tamanho variado.
Durante a erupção vulcânica podem ser expelidos vários tipos de materiais, em diferentes estados físicos: gases, piroclastos e lava. - O vapor de água é o gás predominante nas erupções vulcânicas, mas também são lançados na atmosfera o monóxido de carbono, o dióxido de carbono, o hidrogénio, o azoto, o ácido clorídrico e compostos de enxofre.
- Os piroclastos são fragmentos sólidos de origem lávica ou da rocha encaixante, expelidos pelos vulcões. Podem, segundo as suas dimensões, ser classificados em: cinzas, fragmentos muito finos com diâmetro inferior a 2 mm, lapilli ou bagacina, com diâmetros compreendidos entre 2 mm e 50 mm, e bombas vulcânicas, fragmentos grosseiros de formas arredondadas e de grandes dimensões.
- A lava, por sua vez, consiste num material rochoso, resultante de magma parcialmente desgaseificado.
Como referenciar: erupção vulcânica in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-09-15 15:38:47]. Disponível na Internet: