Erwin Chargaff

Bioquímico norte-americano, de origem austríaca, nasceu a 11 de agosto de 1905, em Czernowitz, e morreu a 20 de junho de 2002. Estudou Química na Universidade de Viena, onde tirou o doutoramento. Depois de uma experiência de trabalho na Universidade de Yale, voltou à Europa onde se tornou assistente da cadeira de Química e Saúde Pública na Universidade de Berlim e, posteriormente, desenvolveu trabalho de investigação no Instituto de Pasteur, em Paris.
Emigrou para Nova Iorque, em 1935, e começou a trabalhar na Universidade de Columbia. Durante os vários anos em que prestou serviço para aquela universidade, Chargaff publicou numerosos trabalhos científicos, dedicados sobretudo ao estudo dos ácidos nucleicos. Foi um dos poucos cientistas a reconhecer a importância do trabalho do médico Oswald Avery, que demonstrou que o material genético é constituído por ADN.
Chargaff provou, entre outras coisas, que o número de unidades de adenina era igual ao de timina, e que o número de unidades de guanina era igual ao de citosina . Este resultado foi determinante para os trabalhos de Watson e Crick na determinação da estrutura do ADN.
Como referenciar: Erwin Chargaff in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-20 22:10:19]. Disponível na Internet: