escala de Mohs

A coerência de um corpo traduz-se pela resistência oferecida quando atua sobre ele uma deformação permanente que pode levar à desagregação das suas partículas.
A coerência pode ser experimentada de diversas maneiras: por choque, pressão, tração, torção, desgaste, etc. Segundo o procedimento utilizado, assim se obterão resultados diferentes. Nos cristais existem variações dependentes da direção que estão de acordo com a lei da simetria. Para os minerais não são menos importantes os dados quantitativos proporcionados pela dureza por tração e por pressão do que os dados qualitativos da dureza, entendendo-se por tal a coerência que se opõe ao desgaste mecânico, especialmente a penetração de um objeto mais ou menos afiado.
A dureza revelada pela ação de riscar não é unicamente a exteriorização da coerência, pois entra com diversos fatores, mas com alguma prática permite uma comparação cómoda entre os minerais e, em consequência, estabelece a sua diferenciação. Quando é utilizada a ação de riscar, está a prescindir-se das diferenças que existem segundo, por exemplo, a variação das direções que é muito pequena. Obtém-se o valor da dureza média expressa em números relativos. A determinação da dureza dos minerais é feita por comparação com uma escala proposta por Friedrich Mohs no início do século passado. A escala de dureza de Mohs é constituída por dez termos:



A dureza dos minerais é comparada com a dureza dos minerais desta escala, que é empírica mas cómoda para a sua determinação.
A dureza varia entre 1 e 10 e determina-se facilmente, riscando com uma aresta do mineral cuja dureza se quer determinar os sucessivos termos da escala.
Se se encontra um mineral da escala que não é riscado pelo mineral cuja dureza se quer determinar, nem o mineral da escala risca este, ambos têm a mesma dureza.
Se o mineral em questão risca um termo e é riscado pelo imediatamente superior em dureza, a sua dureza está compreendida entre a de ambos. Assim, por exemplo, a escapolite, que risca a apatite e é riscada pela ortóclase, tem uma dureza de 5,5.
Como referenciar: escala de Mohs in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-04-23 05:45:08]. Disponível na Internet: