escaravelho

Nome atribuído a animais do filo dos artrópodes, da classe dos insetos, da ordem dos coleópetros e da família dos Escarabeídeos. A cor destes insetos varia entre o negro, o verde e azul metálicos. São fitófagos ou coprófagos.
O escaravelho pertence a uma família constituída por cerca de quinze mil espécies de formas muito diversas. Distribuem-se por toda a superfície da Terra e são particularmente abundantes nas regiões tropicais.
São exemplo os besouros com grandes chifres, as catónias de cor metálica cobreada ou dourada parasitas das flores e das árvores e os escaravelhos com as patas em palheta. Apresentam dimorfismo sexual importante que pode afetar todas as partes do corpo. Em geral, os machos são mais compridos e podem apresentar chifres, com que lutam com os outros machos pelas fêmeas, espinhos e franjas de sedas (apêndices locomotores) suplementares. Algumas espécies podem estridular quer durante o estado larvar quer no estado adulto. A coloração dos Escarabeídeos varia entre o negro e o verde e azul metálicos. São fitófagos ou coprófagos. Os Escarabeídeos distinguem-se por possuírem um número de segmentos reduzido. Vivem sobre o estrume, fungos e vegetação, ou debaixo dos esconderijos de vertebrados e em formigueiros. O seu comprimento varia entre os dois milímetros e os dezassete centímetros. As larvas alimentam-se de folhas, frutos e cogumelos.
Entre os Escarabeídeos encontram-se as espécies: Phaneus demon, que vive na América Central e cujas larvas se desenvolvem no estrume dos herbívoros; Pluriotis Merplendeors, que vive na América Central e apresenta cores muito brilhantes; Chalcosoma atlas é uma das três espécies conhecidas na Ásia. Os machos utilizam os seus chifres para se agarrarem uns aos outros nos seus combates pelas fêmeas; Copeophaneus lancifer, originário da América do Sul, que enterra bocados de animais mortos onde põe os ovos e cria as larvas; Scarabaeus cateratus, que vive no Este africano e é atraído pelas fezes dos grandes herbívoros como búfalos e girafas. As fêmeas permanecem no ninho para cuidar dos juvenis quando emergem das bolas de excrementos; Khefer argytiorum, originário de África, que forma bolas de escrementos até cerca de cinco centímetros de diâmetro e enterra-as próximo dos escrementos dos herbívoros.
Na generalidade das espécies a postura ocorre no solo, nas fezes dos herbívoros ou em matéria em decomposição. Algumas espécies arrastam as esferas de estrume fresco, com as patas posteriores antes de as enterrar e pôr os ovos no seu interior. Algumas enterram estrume com os ovos.
Como referenciar: escaravelho in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-09-23 16:27:06]. Disponível na Internet: