Escinliorinídeos

Família de animais de vida aquática com esqueleto cartilagíneo do filo dos cordados, da classe dos peixes cartilagíneos ou condríctios, da ordem dos pleurotrematos.
Os peixes desta família como a caneja (Scyliorhinus canicula) também conhecida como gata e pata-roxa que vivem no Mar do Norte, Canal da Mancha, Oceano Atlântico e Mar Mediterrâneo. Podem atingir o comprimento de setenta centímetros. A cabeça é abaulada com rostro arredondado. As narinas são contíguas e comunicam com a boca por uma ranhura visível na parte inferior do rostro. Possuem cinco pares de pequenas fendas branquiais, as duas últimas sobrepondo-se às barbatanas peitorais.
Encontram-se sobretudo no substrato arenoso ou lodoso que se estende até cem metros profundidade.
Também é desta família a espécie Scyliorhinus stellares, conhecida também por pata-roxa. Pode ter um comprimento até mais ou menos 1 metro. No dorso apresenta grandes manchas acastanhadas, sobre fundo mais escuro.
Como referenciar: Escinliorinídeos in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-10 03:29:24]. Disponível na Internet: