Escócia

País que faz parte do Reino Unido, juntamente com a Inglaterra, Gales e a Irlanda do Norte. Ocupa a secção norte da ilha da Grã-Bretanha, tem uma área de 78 782 km2 e uma população de 4 957 000 habitantes. A Escócia está limitada pela Inglaterra e pelo canal do Norte, a sul, e está rodeada pelo oceano Atlântico, a oeste e a norte, e pelo mar do Norte, a este.
Durante a Idade Média diversos soberanos ingleses tentaram conquistar a Escócia, mas em vão. No princípio do século XVII a união das duas monarquias foi concretizada quando Jaime VI da Escócia se tornou também Rei da Inglaterra (com o título de Jaime I). Com base no Ato de União com a Inglaterra, em 1801, a Escócia passou a fazer parte do Reino Unido. Não tem autonomia executiva nem poder político, mas possui uma administração separada que assume algumas competências com autonomia.
A indústria pesqueira e conserveira da Escócia representa dois terços da produção total deste setor no Reino Unido. A exploração petrolífera do mar do Norte também é importante para a economia. O turismo, por sua vez, tem, desde meados deste século, um papel muito importante entre as atividades económicas da região, beneficiando, entre outros aspetos, do pitoresco dos costumes locais, do interessante património monumental e da excecional beleza paisagística. Neste âmbito, são de salientar as montanhas escocesas e os diversos lagos, dos quais o mais conhecido é o Loch Ness.
Como referenciar: Escócia in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-10-30 20:05:56]. Disponível na Internet: