Escrofulariáceas

Família de plantas dicotiledóneas que inclui cerca de 280 géneros e cerca de 3000 espécies. São plantas herbáceas ou arbustivas.
As Escrofulariáceas (Scrophulariaceae) são plantas que se distribuem por todos os continentes, encontrando-se desde regiões temperadas a tropicais. Em Portugal existem 20 géneros e 111 espécies.
As folhas das plantas desta família são simples, alternas ou opostas, inteiras ou recortadas e sem estípulas.
As flores estão isoladas ou dispostas em inflorescências geralmente terminais, que são cimeiras, racimos, espigas ou panículas. São flores hermafroditas, zigomorfas ou quase actinomorfas e, geralmente, com brácteas. O cálice, gamossépalo, é composto por três ou cinco sépalas e persistente. A corola é gamopétala, com quatro ou cinco pétalas, geralmente bilabiada. Os estames são didinâmicos, em número de cinco, quatro ou dois. O gineceu é bicarpelar e apresenta um estigma simples ou bilobado. O ovário é superior, com um ou vários óvulos por cada lóculo.
O fruto é uma cápsula, uma baga ou um esquizocarpo. A polinização é entomófila.
São exemplo de espécies existentes em Portugal a dedaleira (Digitalis purpurea), a abeloura (Digitalis thapsi), a escrofulária (Scrophularia auriculata) e a bocas-de-lobo (Antirrhinum graniticum), entre outras.
Como referenciar: Escrofulariáceas in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-10-29 23:37:16]. Disponível na Internet: