Esfernídeos

Família de animais com vida aquática, com esqueleto cartilagíneo do filo dos cordados, da classe dos peixes cartilagíneos ou condrictios, da ordem dos pleurotrematos.
A espécie Sphyrna zygaena, conhecida também por tubarão-martelo, martelo e cornudo, é um dos membros mais aberrantes e curiosos dos grandes carniceiros marinhos. Este peixe, que apresenta a cabeça de forma peculiar o que explica o seu nome, tem o seu habitat, nas águas profundas dos mares quentes do Atlântico, Índico e Pacífico. Alimenta-se de peixes e animais bentónicos bem como de caranguejos e outros crustáceos que o tubarão martelo procura no fundo do mar. O seu comprimento pode atingir os quatro metros. É um animal essencialmente perigoso para os humanos.
A cabeça do tubarão-martelo apresenta prolongamentos laterais grandes na extremidade dos quais se encontram os olhos. A cor é acastanhada ou cinzento-azulada na parte dorsal e esbranquiçada na parte ventral.
Como referenciar: Esfernídeos in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-10 11:20:41]. Disponível na Internet: