espaço (ou conjunto) de resultados

Conjunto não vazio constituído por todos os resultados possíveis associados a uma experiência aleatória realizada (também é frequentemente designado por espaço amostral). Ao espaço de resultados, muitos matemáticos atribuem a letra grega Ω como forma de o representar simbolicamente embora a letra "E" também o representa com frequência.
Consideremos então, como primeiro exemplo, a experiência aleatória que consiste no lançamento de um dado (de forma cúbica e não viciado), com as faces numeradas de 1 a 6 e posterior anotação da face que fica voltada para cima. O espaço de resultados (ou espaço amostral) desta experiência é o conjunto .
Outra experiência aleatória consiste em lançar ao ar duas moedas perfeitas (não viciadas) e registar os resultados obtidos. O espaço de resultados desta experiência é o conjunto , em que "C" representa o resultado "cara voltada para cima" e, "E" representa o resultado "escudo voltado para cima". O par (C, E) é, obviamente, distinto do par (E, C) visto que o primeiro significa que saiu "cara" numa das moedas e "escudo" na outra, enquanto que o segundo representa um acontecimento totalmente distinto: saiu "escudo" na moeda que antes havia saído "cara" e saiu agora "cara" na moeda que antes havia saído "escudo".
Como referenciar: espaço (ou conjunto) de resultados in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-02-17 10:50:24]. Disponível na Internet: