esquema (psicologia)

Do grego skhêma (ou do latim schema),que quer dizer forma ou figura.
O esquema é a representação mental de um procedimento geral da imaginação que serve para procurar a imagem de um conceito. Assim, em matemática, por exemplo, o número é o esquema da quantidade.
O esquema existe apenas no pensamento. É o intermediário entre o conceito e a intuição e tem, mesmo quando puro, ou seja, não empírico, uma vertente intelectual e uma vertente sensível. O esquema pode designar-se de esquema conceptual e, neste caso, é o sistema geral de conceitos com os quais organizamos os nossos pensamentos e perceções.
Na obra de Kant, o esquema é o processo de mediação entre a categoria e a intuição empírica. É a imaginação que produz o esquema, isto é, a faculdade que é responsável pela conjugação da categoria com a intuição empírica.
O esquema é a representação da imaginação por intermédio da qual é possível aplicar um conceito puro de entendimento a uma intuição sensível.

Como referenciar: esquema (psicologia) in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-12-03 08:12:38]. Disponível na Internet: