Artigos de apoio

esqui na neve

O esqui é um desporto de inverno e um dos mais importantes eventos do programa dos Jogos Olímpicos de inverno. Consiste no equilíbrio em cima de esquis, utilizados para se deslizar sobre a neve.
Durante milhares de anos, o esqui foi um meio de transporte essencial nos rigorosos invernos da Escandinávia, do norte da Rússia e da Ásia Central. Só a partir do século XIX é que o esqui começou a ser praticado como um desporto, quando os esquiadores noruegueses desenvolveram as técnicas de corrida. Foi também na Noruega que surgiram as primeiras regras e onde teve lugar a primeira grande exibição de esqui, no século XIX.
Na década de 1920 deu-se a grande expansão mundial da modalidade, com o esqui a tornar-se num dos mais importantes desportos dos Jogos Olímpicos de inverno. Foi também por essa altura que surgiram as disciplinas de descida (downhill) e slalom, que se juntaram às tradicionais disciplinas nórdicas de saltos (jumping) e corrida (Langlauf racing), sob a organização da Federação Internacional de Esqui (ISF), responsável pela regulamentação e supervisionamento da modalidade a nível mundial.
O esqui tem também uma forte componente turística e de lazer. Após a Segunda Guerra Mundial, a Áustria e a Suíça implementaram várias estâncias de esqui para capitalizar a crescente popularidade deste desporto, transformando-se num dos grandes mercados do turismo mundial.
Como referenciar: esqui na neve in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2018. [consult. 2018-09-23 03:08:14]. Disponível na Internet: