estabilização de imagem

Alguns fabricantes de lentes do tipo zoom (lentes com uma distância focal variável), de teleobjetivas ou de binóculos implementaram um sistema de estabilização de imagem nos seus produtos.
Este sistema pretende colmatar a dificuldade em manter uma imagem estável à medida que se aumenta a aproximação através de uma objetiva (como a teleobjetiva). Este sistema minimiza a instabilidade e as tremuras da imagem que é projetada na câmara, recorrendo, para tal, a um elemento ótico "flutuante" que ajuda a compensar as vibrações de alta frequência (como a mão a tremer). Utilizando esta funcionalidade, é mesmo possível fotografar a velocidades aproximadamente duas vezes mais reduzidas do que num sistema normal (e sem recurso a um tripé).
Outro sistema de estabilização frequentemente utilizado é o que funciona de forma digital. Para tal, recorre a um retângulo menor do que a imagem real, que oscila dentro do retângulo maior (imagem real), tentando assim compensar as vibrações.

Como referenciar: estabilização de imagem in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-02-22 16:20:57]. Disponível na Internet: