Estádio Algarve

A obra do novo estádio do Algarve foi promovida, em parceria, pela Associação de Municípios Loulé/Faro e pela Empresa Intermunicipal Loulé/Faro. Este projeto foi arquitetado por Damon Lavelle, responsável também pela construção do novo Estádio da Luz, aquando da realização do 12.º Campeonato Europeu de Futebol. Construído dentro do denominado Parque das Cidades, foi pensado não só para cumprir as exigências da UEFA relativamente ao Euro 2004, mas também para servir como um recinto adaptável a outros eventos.
Um dos pormenores interessantes na sua infraestrutura é a existência de bancadas de topo removíveis, facilmente adaptadas a outras zonas do complexo desportivo como, por exemplo, a pista de atletismo ou os campos de treino.
O estádio, com uma lotação de 30 000 lugares sentados, foi inaugurado a 23 de novembro de 2003. Para este estádio foram agendados, no âmbito do Campeonato Europeu de Futebol de 2004, os jogos (da fase de grupos) Espanha - Rússia e Rússia - Grécia, para os dias 12 e 20 de junho, e o jogo dos quartos de final Suécia - Holanda, realizado no dia 26 de junho.
Como referenciar: Porto Editora – Estádio Algarve na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-06-24 16:47:15]. Disponível em