esteva

Nome comum de plantas pertencentes à família das Cistáceas e ao género Cistus.
A esteva Cistus ladanifer, também vulgarmente designada ládano, roselha ou Xara, possui folhas lanceoladas, inteiras, de pecíolo curto, verdes na página superior e tomentosas na página inferior. As flores são solitárias, hermafroditas, regulares. O perianto diferencia-se num cálice com três sépalas e numa corola de cinco pétalas, grandes. Os estames são numerosos e o ovário é súpero. O fruto é uma cápsula polilocular. As sementes possuem albúmen. A floração ocorre entre maio e junho. Distribui-se pela Península Ibérica, Sul de França, África e Macaronésia.
Do ponto de vista industrial, o interesse da esteva reside no lábdano, nome pelo qual é conhecida a goma-resina, que é exsudada pela planta e pode ser retirada por diferentes técnicas.
O seu odor balsâmico, quente, duradouro e com um ligeiro toque animal, confere-lhe a capacidade de ligar particularmente bem com a lavanda, o pinho, entre outros. Tem ainda a capacidade de atuar como um excelente fixador natural.
O aproveitamento da esteva pode ser feito recorrendo a várias técnicas ou conjunto de técnicas, nomeadamente: água fervente, extração com solventes voláteis e hidrodestilação.
Existem dois tipos de composição química dos produtos obtidos da esteva: os voláteis (englobam os constituintes de óleo essencial) e os não voláteis (englobam os compostos com ponto de ebulição superior a 300o C e que não são separados por processos de destilação).
Nos compostos não voláteis é possível distinguir três frações: a fração ácida, a fração neutra (é a de maior interesse económico) e a fração fenólica.
Atualmente, a utilização de produtos obtidos a partir da esteva abrange a perfumaria (fixador de perfumes), a aromaterapia (calmante, estimulante e relaxante dos músculos), a cosmética (óleo de massagem) e a indústria da saboaria.
É ainda conhecida como esteva a Cistus laurifolius (esteva-folhas-de-louro).
Como referenciar: esteva in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-10-29 10:27:36]. Disponível na Internet: