Esther Williams

Atriz norte-americana, Esther Williams nasceu a 8 de agosto de 1922, em Los Angeles.
Conhecida como a "sereia americana", Esther participou nos Jogos Olímpicos de 1932 em Los Angeles. Tinha como objetivo ser campeã de natação, mas o seu sonho terminou com o despoletar da guerra e o cancelamento dos Jogos Olímpicos de 1940.
Tempos depois, quando trabalhava em Los Angeles, foi abordada por um caça-talentos da MGM que viu nela a possibilidade de vir a ser atriz. A sua estreia no cinema deu-se em 1942 no filme Andy Hardy's Double Life, no papel de Sheila Brooks, onde contracenava com Mickey Rooney. Após esta estreia, a MGM criou um subgénero cinematográfico só para ela: os musicais aquáticos que faziam sucesso junto do grande público e que a tornaram num ícone. Assim, o seu primeiro papel como nadadora foi em Bathing Beauty (Escola de Sereias), decorria o ano de 1944. Este tipo de filme foi-se tornando cada vez mais ousado no tipo de coreografias aquáticas, sempre de forma a agradar e a mostrar algo de novo ao público. Million Dollar Mermaid, de 1952, é um dos filmes que exemplifica as coreografias cada vez mais complicadas que usavam, com sequências de dança elaboradas que incluíam mergulhos e natação sincronizada.
Infelizmente, este género musical começou a ficar esgotado e teve o seu declínio nos anos 50. Esther Williams tentou expandir as suas capacidades de representação para outros géneros cinematográficos, contudo, o seu talento era um pouco limitado e não teve grande êxito em papéis dramáticos. Foi o caso de The Unguarded Moment (1956), com John Saxon e George Nader, e The Big Show (1961), ao lado de Cliff Robertson e Robert Vaughn.
No decorrer dos anos 60, retirou-se da Sétima Arte tendo apenas regressado como convidada em That's Entertainment III (1994), onde comentava os filmes da MGM em que participou.
Foi casada quatro vezes, tendo uma delas sido com Fernando Lamas (em 1969), pai do ator Lorenzo Lamas, que a deixou viúva em 1982. O seu quarto marido, Edward Bell, conheceu-o durante os Jogos Olímpicos de Los Angeles em 1984. Tem três filhos: Benjamin, Kimball e Susan.
Como referenciar: Esther Williams in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-06-27 11:42:41]. Disponível na Internet: