estratégia empresarial

A estratégia de uma empresa é o conjunto das ações que definem os rumos possíveis a seguir no futuro, consoante as circunstâncias com que ela se vai defrontar. O termo estratégia tem origem militar. Aliás, grande parte da terminologia da estratégia empresarial a tem, tendo posteriormente sido transposta para a área económica.
A estratégia surge como uma necessidade permanente da empresa face à existência de concorrência (direta ou indireta, efetiva ou potencial), que a coloca perante o risco de perder a sua posição no mercado.
Ao definir a sua estratégia, a empresa acaba sempre por fazer aquilo que se convencionou designar por análise SWOT (Strenghts, Weaknesses, Opportunities, Threaths): por um lado, averigua quais são as suas forças e as suas fraquezas enquanto entidade a operar num mercado com adversários (análise do ambiente interno); por outro, a estratégia deverá ter em conta as oportunidades de que a empresa dispõe, bem como as ameaças que enfrenta por parte da concorrência (análise do ambiente externo).
A elaboração deste diagnóstico permite-lhe determinar o posicionamento que é mais adequado adotar no mercado em que opera, nomeadamente no que diz respeito à escolha dos segmentos de mercado em que deve trabalhar (aqueles que sejam simultaneamente os mais atrativos e para os quais a empresa tenha maiores aptidões).
Como referenciar: estratégia empresarial in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-18 21:51:51]. Disponível na Internet: