Estrela Vermelha

Clube de futebol jugoslavo, o Estrela Vermelha de Belgrado foi fundado a 4 de março de 1945, no mesmo ano em nasceu o país Jugoslávia, por um grupo de estudantes universitários.
Em 1947/48 conquistou o primeiro título do seu historial ao vencer a Taça da Jugoslávia.
Na década de 50, o Estrela Vermelha conquistou cinco títulos, rivalizando com o Dínamo de Zagreb e o Hajduk Split, ambos clubes croatas.
Na equipa do Estrela Vermelha destacava-se o avançado Bora Kostic, que marcou 534 golos nos 577 jogos que fez pelo clube, assim como os médios Sekularac e Mitic.
Na década de 60 o Estrela Vermelha continuou a dominar o futebol jugoslavo, despontando na equipa Dragan Dzajic, que viria a fazer 587 jogos pelo clube, onde depois se tornou dirigente. Nos anos 70 o Estrela prosseguiu a sua campanha vitoriosa interna somando títulos. Em 1978/79 o clube alcançou o seu primeiro grande feito a nível internacional, ao chegar à final da Taça UEFA. No entanto, no conjunto das duas mãos, o Estrela Vermelha foi batido pelos alemães do Borussia Monchengladbach. A equipa era treinada por Stankovic e tinha craques como Dusan Savic.
Jogando no Estádio Marakana, inaugurado em 1963 em homenagem ao homónimo brasileiro Maracanã, o Estrela Vermelha de Belgrado continuou a somar campeonatos e taças da Jugoslávia, até que atingiu o ponto máximo do seu historial em 1991.
Na temporada 1990/91 o clube jugoslavo conquistou a Taça dos Campeões Europeus. Na final disputada em maio em Bari, na Itália, os jugoslavos derrotaram o Marselha, de França, no desempate por grandes penalidades, após um empate a zero. Treinada por Ljudomir Petrovic a equipa era composta por jogadores como Savicevic, Pancev, Prosinecki e Ilic.
Dois meses após a conquista do título europeu a equipa foi desfeita devido à guerra na Jugoslávia. Até então havia no plantel jogadores da Sérvia, Montenegro, Bósnia, Croácia e Macedónia. No entanto, ainda em 1991, o Estrela Vermelha ganhou a Taça Intercontinental ao derrotar os chilenos do Colo-Colo por 3-0.
Já com a Jugoslávia dividida em diversos países o Estrela Vermelha continuou a disputar o campeonato jugoslavo, partilhando com o Partizan de Belgrado a conquista de títulos.
Como referenciar: Estrela Vermelha in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-12-01 18:53:35]. Disponível na Internet: