eucariontes

Organismos em que as células ou material genético cromossómico (ou ambos) estão contidos num ou mais núcleos separados do citoplasma por membranas nucleares.
Algumas células eucarióticas, com exceção dos eritrócitos dos mamíferos não camelídeos e das células do floema, perdem os seus núcleos durante o desenvolvimento.
Contudo, todos os eucariontes se distinguem pelas suas células, geralmente de grande tamanho, pela presença de proteínas como a actina, a miosina, a tubulina e as histonas, cromossomas bastante densos, e pela grande variedade de membranas que rodeiam os organelos. A divisão celular ocorre por mitose e/ou meiose. Quando apresentam células locomotoras, algumas das proteínas acima citadas estão presentes. Os organismos eucariontes podem existir no estado unicelular, como as leveduras, sob a forma de colónias, como algumas algas verdes (gén. Volvox), ou sob a forma de associações complexas de células variadas, como as plantas e os animais.
Os organismos eucariontes sucederam aos organismos procariontes no decurso da história da vida da Terra.
A transição de procariontes para os primeiros eucariontes é uma das maiores transições evolucionistas, precedida, relativamente à importância, pela origem da vida, ela própria uma evolução da célula.
Como referenciar: eucariontes in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-17 14:48:37]. Disponível na Internet: