Artigos de apoio

Euforbiáceas
Família de plantas dicotiledóneas que se distribui por cerca de 320 géneros e cerca de seis mil espécies. As plantas desta família são árvores, arbustos, ervas e alguns géneros são plantas trepadoras.
As Euforbiáceas (Euphorbiaceae) são plantas de distribuição cosmopolita, atingindo a sua máxima densidade nas regiões tropicais e subtropicais.
As folhas são alternas, por vezes opostas, geralmente simples e com estípulas. Por vezes apresentam um par de glândulas produtoras de néctar.
As flores agregam-se em inflorescências, axilares ou terminais, frequentemente muito modificadas. São flores pequenas, unissexuais e regulares. O cálice é, normalmente, formado por duas a seis sépalas. As pétalas, frequentemente ausentes, são livres ou unidas na base. As flores masculinas apresentam um ou numerosos estames. As flores femininas possuem normalmente três carpelos soldados. O ovário é súpero e com um óvulo por lóculo.
O fruto é geralmente um esquizocarpo. As sementes são secas ou gordurosas.
Há espécies de Euforbiáceas produtoras de látex, como a Hevea brasiliensis que é conhecida como a árvore da borracha. O látex, que pode apresentar cores apelativas, é, em geral, bastante tóxico. Provoca fortes diarreias se for ingerido e afeções cutâneas ou cegueira se for esfregado na pele ou nos olhos.
Como referenciar: Euforbiáceas in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2017. [consult. 2017-11-21 08:11:47]. Disponível na Internet: