Eugene Goldstein

Físico alemão, nascido em 1850 e falecido em 1930, descobriu os raios canais e deu o nome aos raios catódicos. Goldstein trabalhou com Hermann von Helmholtz na Universidade de Berlim, primeiro como estudante e depois como assistente, em descargas elétricas através de gases rarefeitos. Verificou que os raios, que designou por "raios catódicos", eram emitidos perpendicularmente à superfície do cátodo e deflectidos por um campo magnético.
No seu último trabalho, publicado em 1928, descreveu uma experiência cuja importância se compreendeu mais tarde, onde observou traços de amoníaco presentes num tubo, contendo nitrogénio, hidrogénio e provavelmente outros gases, quando estes foram submetidos a descargas elétricas. Experiências como esta foram realizadas muitos anos mais tarde para verificar se a vida tinha começado desta maneira.
Como referenciar: Eugene Goldstein in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-17 15:47:01]. Disponível na Internet: