Euripigídeos

Família de aves, da subordem euripygrae e da ordem dos gruiformes, constituída por uma única espécie (Eurypyga helias) que vive nas regiões florestais desde o México até à Bolívia e ao Brasil, onde constrói o ninho sobre uma árvore ou arbusto. Esta espécie é conhecida por pavão-do-pará ou pássaro-sol e atinge o tamanho de 50 centímetros; alimenta-se de insetos, pequenos crustáceos e pequenos peixes de água doce. A postura é de dois ovos de cor cinzenta com manchas castanhas e a incubação é de 27 dias.
O macho e a fêmea são de cores semelhantes. Têm a cabeça negra com uma fina faixa branca sobre os olhos que se inicia perto do bico. O peito e o pescoço são de cor castanha, sendo a parte inferior da cauda e do abdómen, assim como a garganta, de cor cinzento-clara. A cauda é cruzada por duas largas faixas negras, sendo o resto da plumagem de cor acinzentada. O bico é comprido e serve-se dele para trespassar as presas.
Como referenciar: Euripigídeos in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-01-26 21:21:12]. Disponível na Internet: