evaporito

Designação dada às rochas salinas. Os evaporitos são rochas de origem sedimentar constituídas por mais de cinquenta por cento de sais depositados por evaporação. Quimicamente, são formados por carbonatos, cloretos, sulfatos, bem como iões alcalinos e calcoalcalinos.
Os minerais mais comuns destas rochas são a anidrite, a silvite, o gesso, a halite e a carnalite. A textura é geralmente granular de grão grosseiro ou fino e a estrutura é, geralmente, compacta.
Os evaporitos formam-se em bacias de sedimentação, interiores, salinas, ou em ambiente lagunar. Os sais depositam-se por ordem inversa da solubilidade. Depositam-se, sucessivamente: calcite, dolomite, gesso, gesso com halite, halite, sulfatos e cloretos de magnésio, brometo de sódio, etc.
A sequência de deposição normal pode ser alterada pela posterior infiltração de água na bacia que altera a composição da mistura.
Em Portugal continental existem importantes formações deste tipo, de origem lagunar, nas orlas litorais meridional e ocidental.
Como referenciar: evaporito in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-07-06 06:04:44]. Disponível na Internet: