exfoliação

Um dos principais agentes da desagregação física das rochas é a variação de temperatura, cuja amplitude diária pode atingir os 50 oC nas regiões desérticas. A dilatação e a contração diferenciais dos minerais estão na origem da termoclastia, desagregação granular superficial ou desagregação de uma camada - descamação ou exfoliação (ou ainda esfoliação), fenómenos em que também intervêm agentes químicos.
As variações de temperatura agem indiretamente provocando, numa região húmida, a congelação da água contida nos poros e em fissuras. Ao congelar a água, o volume constante desenvolve a pressão de 14 kg/m2, o que provoca ruturas e dessolidarização dos fragmentos rochosos. É a crioclastia ou gelificação, que reflete a estrutura da rocha nos seus produtos, lages nas regiões graníticas, nas agulhas montanhosas a grande altitude e nos gneisses, micaxistos, fonólitos e certos calcários.
Como referenciar: exfoliação in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-07-24 05:34:37]. Disponível na Internet: