exposição automática

Função, também conhecida como "automatic exposure" (AE), que automatiza a exposição de uma máquina fotográfica. Há essencialmente três modos de exposição automática (AE): com prioridade à abertura, com prioridade à velocidade e modo programa.
Quando se opta por usar a prioridade à abertura, o fotógrafo seleciona o diafragma que pretende usar e a câmara regula automaticamente a velocidade para uma exposição correta - situação ideal para explorar a profundidade de campo. Quando se escolhe usar a prioridade à velocidade, o fotógrafo regula a velocidade de obturação e a câmara autorregula o diafragma para a exposição adequada - ideal para situações em que se quer tirar partido da velocidade para fotografar, por exemplo, uma ação muito rápida. Relativamente ao modo programa, as câmaras que têm esta funcionalidade regulam, normalmente, a velocidade de obturação e o diafragma para uma correta exposição de forma automática (recorrendo sempre a uma velocidade segura para que a fotografia não fique tremida).
Para além dos modos de AE enunciados, existem outros, mas diferem de câmara para câmara.

Como referenciar: exposição automática in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-10 02:59:47]. Disponível na Internet: