Fagáceas

Família de plantas dicotiledóneas, que se distribui por cerca de nove géneros e cerca de 900 espécies. É constituída por árvores ou arbustos na sua maioria monoicos.
As Fagáceas (Fagaceae) são cosmopolitas, distribuindo-se principalmente por regiões tropicais a temperadas do hemisfério Norte.
As folhas são simples e alternas, raramente verticiladas, com estípulas e, normalmente, caducas. As flores, solitárias ou agrupadas em capítulos ou amentilhos, são muito pequenas e unissexuais. O perianto é sepaloide, geralmente com seis tépalas. As flores masculinas, agrupadas em amentilhos, têm um perianto pouco apelativo. O androceu apresenta quatro a numerosos estames livres. As flores femininas, situadas na parte superior, são envolvidas por brácteas e possuem um perianto semelhante ao das masculinas. Têm gineceu geralmente com três carpelos soldados. O ovário é ínfero, com dois óvulos por lóculo. Normalmente, os nectários estão ausentes.
Os frutos secos, indeiscentes, são do tipo aquénio, agrupados segundo o número de flores femininas e envolvidos, total ou parcialmente, por um invólucro lenhoso ou espinhoso. Têm sementes sem albúmen, uma única por fruto.
As Fagáceas, como o castanheiro (Castanea sativa), a faia (Fagus sylvatica), o carvalho (Quercus rubra) e o sobreiro (Quercus suber), têm uma enorme importância nos ecossistemas florestais do hemisfério Norte, somente igualada pelas coníferas. A principal utilidade das plantas desta família está centrada na sua utilização para madeira, geralmente de muito boa qualidade, para utilização tanto na carpintaria como para queimar. São apreciáveis os seus efeitos quando utilizada nas suas aplicações ornamentais e na reconstrução de ecossistemas naturais.
Como referenciar: Fagáceas in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-12 20:54:08]. Disponível na Internet: