faveira

Designação comum de plantas herbáceas do género Vicia, da família das Fabáceas.
As faveiras Vicia faba são plantas anuais, robustas, de caule quadrangular, que pode atingir cerca de 100 centímetros de altura.
As folhas são paripinuladas, com estípulas foliáceas, não funcionando como gavinhas, e com um ou três pares de folíolos ovados ou elípticos. As flores, hermafroditas e grandes, dispõem-se em cachos pedunculados. Possuem corola papilionácea branca, com asas anegradas. Os estames são diadelfos, em geral dez ou mais de dez. A floração ocorre quase todo o ano.
O fruto é uma vagem grande, entumecida, verde enquanto pubescente, tornando-se em seguida glabra e anegrada. A semente, ovoide-oblonga e comprida, é denominada fava.
A Vicia faba possui três variedades cultivadas, que se distinguem, principalmente, pela dimensão das suas sementes. Assim, a Vicia faba minor possui as sementes de menor tamanho, com cerca de sete a 13 milímetros de comprimento. As sementes da variedade Vicia faba equina (faveira-dos-cavalos) são de tamanho intermédio, cerca de 13 a 17 milímetros de comprimento. A Vicia faba major produz sementes de maior dimensão, com cerca de 20 a 30 milímetros de comprimento.
Como referenciar: faveira in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-09-15 12:57:36]. Disponível na Internet: