FED - Federal Reserve System

O Federal Reserve System corresponde a um sistema integrado que funciona, em termos de funções desempenhadas, como o Banco Central dos Estados Unidos da América. O sistema foi criado no dia 23 de dezembro de 1913 através da deliberação que ficou conhecida como Act of Congress, e é composto por um Conselho de Governadores (Board of Governors), constituído por sete membros e com sede em Washington D.C., e por 12 bancos (Reserve Banks), localizados nas principais cidades dos EUA.
Os membros do Board of Governors são nomeados pelo presidente dos EUA e confirmados pelo Senado para um período previsto e máximo de 14 anos. São também designados da mesma forma o presidente e o vice-presidente desse órgão, por um período de quatro anos. A escolha dos membros do Board of Governors obedece a um critério de representação adequada dos prinicipais interesses regionais e setoriais da economia.
A principal incumbência do Federal Reserve System é definir a política monetária para a economia americana. Essa função é cumprida através do FOMC - Federal Open Market Committee, o grupo que toma as principais decisões no que diz respeito ao custo e disponibilidade do dinheiro e crédito na economia. O FOMC é constituído por 12 membros, sendo sete deles os membros do Board of Governors e os restantes cinco presidentes de Reserve Banks (sendo um deles do Reserve Bank de Nova Iorque). A política monetária genérica através do sistema baseia-se em três ferramentas fundamentais: estabelecimento do valor das reservas dos bancos; definição em conjunto com os Reserve Banks da política de taxas de juro; operações de open market (transações de ativos financeiros com os bancos comerciais como forma de controlar as taxas de juro em vigor).
Paralelamente, o Federal Reserve System prevê outras funções não diretamente ligadas à política monetária, como sejam: a regulação e supervisão das atividades dos bancos que dele fazem parte, bem como de outras entidades, designadamente bancos estrangeiros nos EUA; definição de limites de crédito; o assegurar do bom funcionamento de sistemas de pagamento internacionais; e o desenvolvimento de regras no âmbito da concessão de crédito aos consumidores.

Como referenciar: FED - Federal Reserve System in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-07-08 16:02:19]. Disponível na Internet: