Felgueiras

Aspetos Geográficos
O concelho de Felgueiras, do distrito do Porto, localiza-se na Região Norte (NUT II) e no Tâmega (NUT III), situando-se próximo do rio Vizela. Dista cerca de 42 quilómetros da cidade do Porto. O concelho de Felgueiras, além da cidade que lhe dá nome, abarca também a cidade da Lixa.
Na sua paisagem destaca-se o monte de Santa Quitéria, que constitui um miradouro de grande alcance panorâmico. Confina com os concelhos de Vizela (distrito de Braga) a noroeste, Fafe (distrito de Braga) a norte, Celorico de Basto (distrito de Braga) a nordeste, Amarante a sudeste e sul e Lousada a sul e sudoeste. Numa área de 115,9 km2 distribuem-se 32 freguesias: Aião, Airães, Borba de Godim, Caramos, Friande, Idães, Jugueiros, Lagares, Lordelo, Macieira da Lixa, Margaride, Moure, Pedreira, Penacova, Pinheiro, Pombeiro, Rande, Refontoura, Regilde, Revinhade, Vizela (S. Jorge), Santão, Sendim, Sernande, Sousa, Torrados, Unhão, Várzea, Varziela, Vila Cova da Lixa, Vila Fria e Vila Verde.
Em 2005, o concelho apresentava 58 278 habitantes.
O natural ou habitante de Felgueiras denomina-se felgueirense.
História e Monumentos
D. Manuel I concedeu-lhe foral em 1514; no entanto, existem documentos que fazem referência a esta povoação no tempo do rei D. Afonso Henriques. Adquiriu o estatuto de vila em 1846. Do seu património destacam-se a Igreja Matriz de Felgueiras, o Mosteiro de Pombeiro, o Santuário de Santa Quitéria, o cruzeiro, as Igrejas de Sousa, Airães e Unhão e a casa de Sergude.
Tradições, Lendas e Curiosidades
Realizam-se várias feiras no concelho, de que são exemplos as feiras anuais de Felgueiras, no primeiro domingo de maio; da Lixa, na primeira segunda-feira de setembro e na segunda-feira depois da Páscoa; a feira mensal de Felgueiras, às terça-feiras, e a feira mensal de Assento (Jugueiros), na última sexta-feira do mês. As principais festas são: as festas das Vitórias, na cidade da Lixa; do Divino Espírito Santo, em Barrosas; Bom Jesus, Nossa Senhora, S. Brás, Senhor dos Passos (que ocorre na Quaresma), Santa Quitéria, Nossa Senhora do Rosário e S. Pedro, na cidade de Felgueiras, entre tantas outras que se realizam nas diversas freguesias. Os bordados, dos quais se salientam os da Lixa, dominam a produção artesanal do concelho. Esta engloba também a tecelagem do linho, com todo o processo de cultivo e ciclo desta matéria-prima, o fabrico manual de calçado, cavaquinhos, violas e outros instrumentos de cordas.
Economia
Felgueiras é um concelho de forte implantação industrial, com destaque para a indústria do calçado que preenche uma larga fatia das exportações nacionais. As indústrias têxtil, de mobiliário, metalúrgica, de transformação de madeiras e de granitos ocupam também parte da população ativa, juntamente com a construção civil, o comércio e os serviços. A agricultura e a pecuária completam o quadro das principais atividades económicas.
Refira-se que o concelho faz parte da Região Demarcada do Vinho Verde.
Como referenciar: Felgueiras in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-17 18:55:40]. Disponível na Internet: