Fernando Lopes da Silva

Investigador e neurologista português, vice-presidente da International Physicians for the Prevention of Nuclear War (uma associação de médicos e cientistas – Médicos Internacionais para a Prevenção da Guerra Nuclear - galardoada com o Prémio Nobel da Paz em 1985), docente do Instituto Abel Salazar, no Porto, e do Instituto Superior Técnico de Lisboa, recebeu, em 2004, o Prémio Universidade de Coimbra, proposto pelo Centro de Neurociências daquela universidade, pelo seu destacado contributo inovador na área da ciência. Profissionalmente, exerceu as funções de investigador e docente na Holanda, onde foi diretor do Instituto de Neurobiologia da Universidade de Amesterdão, entre 1993 e 2000, e tornou-se presidente do Scientific Supervisory Council do Center for Neurogenomics and Cognitive Research na Universidade Vrije de Amesterdão, em 2003.
Recebeu as distinções de doutor Honoris Causa pelas universidades do Porto e Lisboa e recebeu o grau de Grande Oficial da Ordem de Santiago de Espada para as Artes, Letras e Ciências.
Como referenciar: Fernando Lopes da Silva in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-10-21 13:48:30]. Disponível na Internet: