Fevereiro

É, na cultura ocidental, o segundo mês do ano e também o mais curto.
O seu nome deriva de februarius, que significa purificação. Em honra a Plutão, deus dos infernos, dos mortos e dos enfermos, surgiram rituais, os februare, que deram origem à festa da Purificação, comemorada a 2 de fevereiro, também conhecida por festa da Candelária ou festa das Candeias.

É nesta data, segundo a tradição cristã, que todas as velas que se prevê usar durante o ano devem ser abençoadas. Este ritual baseia-se na crença de que, representando este mês o fim dos quarenta e três dias após o solstício do inverno, fevereiro constitui um sinal de que a época Obscura se encontra prestes a terminar, aproximando-se a época da Luz.
No dia 14, é festejado o dia de São Valentim, patrono do amor, sobretudo por aqueles para quem este sentimento é sublime. Este facto levou a que este dia ficasse conhecido como o dia dos Namorados.

Outra festividade usual deste mês é o Carnaval ou Entrudo. No entanto, por ser móvel, esta festa, de origem pagã, nem sempre é festejada neste mês.
Fevereiro tem vinte e nove dias nos anos bissextos e vinte e oito nos restantes anos.

Algumas personalidades nascidas neste mês:

A soberana do Reino Unido Isabel II, a cantora colombiana Shakira, o ator norte-americano John Travolta, o piloto de automóveis Mario Andretti, o manequim e ator Paulo Pires e o futebolista português Cristiano Ronaldo.

Alguns provérbios alusivos ao mês:

- Neve em fevereiro, é mau para o celeiro
- Os dias bons de janeiro enganam o homem em fevereiro
- Quando não chove em fevereiro, nem bom prado, nem bom centeio
- Se o inverno não faz o seu dever em janeiro, faz em fevereiro
Como referenciar: Fevereiro in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-05-24 18:33:33]. Disponível na Internet: