fígado (anatomia)

O fígado é uma glândula anexa ao sistema digestivo, sendo o órgão de maior tamanho no corpo humano.
Encontra-se localizado na zona superior direita da cavidade abdominal, abaixo do diafragma, recobrindo ainda parcialmente o estômago. Este órgão encontra-se envolto pelo peritoneu abdominal, e, abaixo deste, por uma cápsula de tecido fibroso - cápsula de Glisson. Apresenta-se com uma cor castanha viva, com um aspeto granuloso e dividido em lóbulos (lóbulo esquerdo e lóbulo direito), separados por ligamentos.
O fígado apresenta uma função dupla no organismo, já que atua como uma glândula pertencente ao sistema digestivo, produzindo a bílis, que é armazenada na vesícula biliar e depois libertada, através do canal colédoco, no duodeno, onde atua emulsionando as gorduras, facilitando assim a digestão destas por ação das lípases pancreáticas e intestinais. Este órgão atua também como um agente desintoxicador, já que nele são transformadas e eliminadas múltiplas substâncias, como álcool, medicamentos, drogas, venenos e toxinas, que, de outro modo, poderiam continuar na circulação sanguínea, levando à falência das funções orgânicas e consequente morte.
A análise à microanatomia do fígado revela que as células hepáticas típicas, designadas de hepatócitos, se agrupam em pequenos agregados, em torno de uma veia central, existindo entre os agregados um espaço - espaço porta - onde se situam ramos da veia porta, artéria hepática e um canalículo biliar. Os ramos da veia porta e da artéria hepática trazem o sangue até aos lóbulos, onde é filtrado pelos hepatócitos para a veia central de cada lóbulo, que desembocará nas veias supra- hepáticas, que se ligam à veia cava inferior. Os hepatócitos fabricam também a bílis, que libertam para o canalículo biliar, que a transportará até à vesícula biliar.
O consumo exagerado de álcool, drogas ou medicamentos pode originar a morte dos hepatócitos, os quais são substituídos por tecido fibroso, podendo originar doenças graves, como a cirrose. A atividade do fígado pode ainda ser afetada em consequência de patologias infeciosas, como as hepatites, por exemplo.
Como referenciar: Porto Editora – fígado (anatomia) na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-01-23 10:30:45]. Disponível em