Figueiró dos Vinhos


Aspetos Geográficos
O concelho de Figueiró dos Vinhos, do distrito de Leiria, localiza-se na Região Centro (NUT II) e no Pinhal Interior Norte (NUT III). Situado entre as Serras da Lousã e dos Alvelos e as barragens do Cabril e da Bouçã, é limitado a norte pela Lousã e Miranda do Corvo (distrito de Coimbra), a sul por Ferreira do Zêzere(distrito de Santarém), a este por Pedrógão, Castanheira de Pera e Sertã (distrito de Castelo Branco), e a oeste por Ansião, Penela e Alvaiázere.
No total abrange uma área de 173,6 km2 e é constituído por 5 freguesias: Aguda, Arega, Campelo, Figueiró dos Vinhos e Bairradas. Em 2005, o concelho apresentava 7141 habitantes.
O natural ou habitante de Figueiró dos Vinhos denomina-se figueiroense.

História e Monumentos
Em 1174 D. Pedro Afonso, filho natural de D. Afonso Henriques, concedeu o primeiro foral a Figueiró dos Vinhos, sendo este sucessivamente renovado, primeiro por D. Sancho I, depois por D. Afonso II e mais tarde por D. Manuel, em 1514. A nível de monumentos destacam-se: a Torre da Cadeia Comarcã (1506) - mandada construir pelos homens bons do Concelho para fazer face às pretensões senhoriais -, a Torre de Pedaria, a Casa-Museu José Malhoa, o Convento das Carmelitas e a Igreja do Convento das Carmelitas, a Igreja Matriz de S. João Batista, e muitas outras capelas de cariz rural. Outros locais de interesse são os miradouros de Cabeço do Peão e das Fragas de S. Simão.

Tradições, Lendas e Curiosidades
Todos os anos se realizam várias festas e feiras, destacando-se: na freguesia de Campelo, as festas de Nossa Senhora da Graça no primeiro domingo de agosto; de Nossa Senhora da Saúde no terceiro domingo de julho; de Nossa Senhora do Pranto no domingo de Pascoela; do Divino Espírito Santo no segundo domingo de agosto; de Nossa Senhora de Fátima no terceiro domingo de maio; de Nossa Senhora da Boa Viagem no terceiro domingo de agosto e de S. Tiago no dia 25 de agosto. Na Aguda, salientam-se as festas de Nossa Senhora da Graça a 15 de agosto; a festa de Nossa Senhora do Amparo em julho; a feira de S. Simão em setembro/outubro e a Feira da Nozes a 28 de outubro; em Figueiró dos Vinhos, têm lugar as festas de S. João a 24 de junho; de S. Pantaleão a 26 a 28 de julho; de Nossa Senhora de Penha França no segundo domingo de agosto; de Santa Luzia no primeiro domingo de agosto e de Carnaval; o mercado tem lugar às quartas-feiras e sábados. Na freguesia de Bairradas, têm lugar as festas de Nª Sra. do Livramento no domingo a seguir ao dia 15 de agosto; de Santo António no domingo a seguir ao dia 13; e de Nossa Senhora de Fátima no domingo a seguir ao 13 de maio. Em Arega, destaca-se a festa de Nª Sra. da Conceição no segundo domingo de agosto.
O feriado municipal coincide com o dia de S. João, a 24 de junho.
A nível de artesanato sobressaem os trabalhos de tecelagem, cestaria em vime, artes decorativas, madeira, cerâmica, latoaria, tanoaria, tapeçaria (mantas de retalho e de trapos), olaria e doçaria regional.

Economia
O principal setor de atividade é o terciário relacionado com o pequeno comércio.
O setor secundário está relacionado com a indústria florestal, indústria de madeiras, de confeções, de recauchutagem, de construção civil, metalúrgica e oficinas auto. O setor primário está relacionado com a agricultura, silvicultura e apicultura.
Como referenciar: Figueiró dos Vinhos in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-18 06:43:32]. Disponível na Internet: